O Anticristo - XLVII

XLVII

­ O que nos distingue não é nossa incapacidade de encontrar Deus, nem na história, nem na natureza, nem por detrás da natureza ­ mas que consideramos tudo que foi honrado como sendo Deus, não como algo "divino", mas lastimável, absurdo, nocivo; não como um simples erro, mas como um crime contra a vida... Negamos que esse Deus seja Deus... E se alguém nos mostrasse esse Deus cristão, ficaríamos ainda menos inclinamos a crer nele. ­ Numa fórmula: Deus, qualem Paulus creavit, Dei negatio. ­ Uma religião como o cristianismo, que não possui um único ponto de contato com a realidade, que se esfacela no momento em que a realidade impõe seus direitos, inevitavelmente será a inimiga mortal da "sabedoria deste mundo", ou seja, da ciência ­ nomeará bom tudo que serve para envenenar, caluniar e depreciar toda disciplina intelectual, toda lucidez e retidão em matéria de consciência intelectual, toda frieza nobre e liberdade de espírito. A "fé", como um imperativo, veta a ciência ­ in praxi, mentir a todo custo... Paulo compreendeu muito bem que a mentira ­ que a "fé" ­ era necessária; e posteriormente a Igreja compreendeu Paulo. ­ O Deus que Paulo inventou, um Deus que "reduz ao absurdo" a "sabedoria deste mundo" (especialmente as duas grandes inimigas da superstição, a filologia e a medicina), é em verdade uma indicação da firme determinação de Paulo para realizar isto: dar o nome de Deus à sua própria vontade, thora ­ isso é essencialmente judaico. Paulo quer desvalorizar a "sabedoria deste mundo": seus inimigos são os bons filólogos e médicos da escola alexandrina ­ a guerra é feita contra eles. De fato, nenhum homem pode ser filólogo e médico sem ao mesmo tempo ser anticristo. O filólogo vê por detrás dos "livros sagrados", o médico vê por detrás da degeneração fisiológica do cristão típico. O médico diz "incurável"; o filólogo diz "fraude"...