O Anticristo - XXVIII

XXVIII

Se ele próprio era consciente dessa contradição ­ ou se, de fato, essa era a única da qual tinha conhecimento ­ essa é uma questão totalmente distinta. Aqui, pela primeira vez, toco o problema da psicologia do Salvador. ­ Para começar, confesso que muitos poucos livros, para mim, são mais difíceis de ler que os Evangelhos. Minhas dificuldades são bastante diferentes daquelas que possibilitaram à curiosidade letrada da mente alemã perpetrar um de seus triunfos mais inesquecíveis. Faz um longo tempo desde que eu, como qualquer outro jovem erudito, desfrutava da incomparável obra de Strauss com toda a sapiente laboriosidade de um meticuloso filólogo. Naquele tempo possuía vinte anos: agora sou sério demais para esse tipo de coisa. Que me importam as contradições da "tradição"? Como alguém pode chamar lendas de santos de "tradição"? As histórias de santos são a mais dúbia variedade de literatura existente; examiná-las à luz do método científico na ausência total de documentos corroborativos a mim parece condenar toda a investigação desde suas origens ­ isso seria simplesmente uma divagação erudita...