O Anticristo - L

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­ Não posso, aqui, prescindir de uma psicologia da "fé", do "crente", em proveito, como é justo, dos próprios "crentes". Se hoje há alguns que ainda não sabem quão indecente é ser "crente" ­ ou quanto isso indica decadência, falta de vontade de viver ­, amanhã eles o saberão. Minha voz alcança até os surdos. ­ Parece-me que entre cristãos, se não compreendi mal, prevalece uma espécie de critério da verdade chamado "prova de força". A fé beatifica: logo, é verdadeira". ­ Poderia-se objetar que a beatitude não é demonstrada, mas apenas prometida: sustenta-se na "fé" enquanto condição ­ será beatificado porque crê... Mas e aquilo que o padre promete ao crente, aquele "além" transcendental ­ como isso pode ser demonstrado? ­ A "prova de força", no fundo, não passa da crença de que os efeitos prometidos pela fé se realizarão. ­ Numa fórmula: "Creio que a fé beatifica ­ logo, ela é verdadeira"... Mas não podemos ir além disso. Esse "logo" já é o próprio absurdum transformado em critério da verdade. ­ Contudo, por cortesia, admitamos que a beatificação através da fé tenha sido demonstrada (­ não meramente desejada, não meramente prometida pela suspeita boca de um padre): mesmo assim, poderia a beatitude ­ dito em forma técnica, o prazer ­ ser uma prova da verdade? Dista tanto de sê-lo que a influência das sensações de prazer sobre a resposta à questão "Que é a verdade?" praticamente constitui uma objeção à verdade, ou, em todo caso, é suficiente para torná-la altamente suspeita. A prova do "prazer" prova o "prazer" ­ nada mais; por que se deveria admitir que juízos verdadeiros geram mais prazer que os falsos e que, em conformidade a alguma harmonia preestabelecida, necessariamente trariam consigo sensações de prazer? ­ A experiência de todas as mentes profundas e disciplinadas ensina o contrário. O homem teve de lutar bravamente por cada migalha da verdade; teve de sacrificar quase tudo aquilo em que se agarra o coração humano, o amor humano, a confiança humana na vida. Para isso é necessário possuir grandeza de alma: o serviço da verdade é o mais duro dos serviços. ­ O que significa, então, a integridade intelectual? Significa ser severo com seu próprio coração, desprezar os "belos sentimentos" e fazer de cada Sim e de cada Não uma questão de consciência! ­ A fé beatifica: logo, ela mente...